Cultura

Lagolândia

Lagolândia é um distrito do município brasileiro de Pirenópolis, no estado de Goiás.

Tem aproximadamente 500 habitantes e vive basicamente da agropecuária.Nessa cidade nasceu o mito de Santa Dica de Goiás, tema do filme República dos Anjos, realizado nesse povoado.

Único distrito de Pirenópolis conhecida nacionalmente pela sua mais importante moradora Benedita Cipriano Gomes “Santa Dica”, sendo inclusive tema de filme (República dos Anjos). Apresenta no mês de julho a sua mais importante festa (Festa do Divino Pai Eterno, Nossa Senhora do Rosário e São Benedito), que tem como principal atração um banquete de doces.

O Filme 2 Filhos de Francisco

Francisco Camargo (Ângelo Antônio) é um lavrador que quer transformar dois de seus nove filhos em uma dupla sertaneja. Ele inicialmente deposita sua esperança no mais velho, Mirosmar (Dablio Moreira/ Zezé di Camargo), e resolve lhe dar um acordeão quando completa 11 anos. Mirosmar e o irmão Emival (Marco Henrique), que toca violão, se apresentam com sucesso nas festas das vilas onde moram. ….,. Venha conhecer, em Lagolândia e Sítio Novo, um dos set de filmagem do filme que mexeu com o Brasil.“DOIS FILHOS DE FRANCISCO”.

Principais Festas

• Folia de Reis
• Folia de São João
• Festa do Divino Pai Eterno
– São Benedito – Nossa Senhora do Rosário

A História da Festa:

No primeiro dia do mês de julho começam as preparações dos doces. Nos últimos dois dias de novena, o padre local abençoa as famílias, os produtos utilizados e os doces por elas preparados, e só então começa a distribuição. Depois do almoço os doces são distribuídos a todos os presentes e a fartura é tamanha, que muitos levam para vasilhas com vários tipos de doces para casa.

O povoado tem cerca de 400 habitantes, e no ultimo dia de festa, entre os habitantes é sorteado os novos Imperador, rei e rainha que serão responsáveis por preparar a festa do ano seguinte. A média de público gira em torno de 3 mil visitantes, o que faz com que todos se preparem o ano inteiro para a festa.

A Festa do Doce de Lagolândia começou após iniciativa de Benedita Cipriano Gomes, mais conhecida como Santa Dica, personagem marcante da história do povoado de Pirenópolis e do Estado de Goiás no início do século passado.

Santa Dica é assim chamada porque ainda na adolescência se tornou lidere espiritual e logo depois profetisa. Para a população local, as curas e profecias da Santa eram verdadeiros milagres.

Conhecida pelo espírito de liderança, Santa Dica dava orientações espirituais aos moradores e visitantes que a procuravam. Além da Festa do Doce, Santa Dica criou no povoado a Associação Feminina de Lagolândia e a praça Benedita Cipriano Gomes, que  se tornou o ponto de lazer da comunidade.